ALOPECIA BILATERAL SIMÉTRICA...
Mais um casinho para discussão..
Zeca, can, Lhasa Apso, macho, 9 anos e 5 meses...
Alopecia bilateral simétrica, sem prurido, hiperqueratose, hiperpigmentação..
Abaixo as fotos.. não direi mais nada, avaliem as fotos!!!
Vamos fazer uma discussão livre, coloquem exames complementares, suspeitas, etc..
Vamos aos trabalhos!!! rsrsrs...
Nesta última foto a região testicular...
Vamos lá... Quem começa a discussão???
Oi, Marcelo, minhas principais suspeitas nesse caso seriam de endocrinopatias. Principalmente Hiperadrenocorticismo e Hipotireoidismo, além de neoplasia em testículo (a última foto tá bem clara, né) produtora de algum hormônio.
ResponderExcluirExames complementares: oftálmico - teste de Schirmer (avaliação da produção de lágrimas, é comum pacientes hipotireoideos terem KCS); laboratoriais: hemograma completo, bioquímicas da função renal e da função hepática, colesterol, triglicérides. Possivelmente faria teste de supressão à baixa dose de dexametasona para avaliar HAC, T4 livre por diálise e TSH. Mas, antes de tudo isso, eu castraria esse paciente e enviaria o testículo para histopatológico. Poderia-se fazer uma dosagem de hormônios sexuais também. De imagem, o ultrassom, tanto abdominal como do testículo ajudaria. No abdominal a gente poderia avaliar as adrenais, nesse caso.
Enfim, dei um tiro de bala de canhão, mas é o que penso. Abraços!
Talvez castração e envio do testículo para histopatológico seria uma boa pedida de primeira... Quem dá mais???
ResponderExcluirSertolioma?
ResponderExcluirOi! Ainda nao sou formada e nao tive nada de dermato na faculdade. Alguem me responde o que a alopecia tem a ver com o tumor de testiculo?
ResponderExcluiralgum sinal sistemico?
ResponderExcluirBoa Tarde, há quanto tempo ele apresenta alopecia? Tem prurido?
ResponderExcluirTratamentos anteriores? Proprietário relatou alguma agressividade excessiva do cão, ou algum comportamento sexual anormal?
Temos algumas linhas de pensamento que vão desde dermatose causada por hormônio sexual até atopia. Necessário aprofundar mais.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNenhum sinal de ascite? Compatível com Síndrome de Cushing.
ResponderExcluirLevantaria dados epidemiológicos a respeito da leishmaniose canina, mas seria observado ocasionalmente,linfadenopatia, emaciação,insuficiência renal (poliúria, polidipsia, vômito), neuralgia, poliartrite, poliomiosite,febre e esplenomegalia (US... Avaliação clínica da pelagem (raspado de pele para descarte de dermatite atópica ou quaisquer infecções fúngicas. Incluindo cultura para bacteriológico), se está seca e quebradiça, unhas longas...
Coletaria exames de sangue, hemograma, FA, colesterol, triglicerideos.
ResponderExcluirApos resultado inicialmente parto para TSH e T4 livre... Ta com cara de hipo pela caracteristica da pele, o hiperadreno a pele fica mais fina, nao é? Ele é criptorquida? Nao consegui identificar na foto...
Acho q optaria pelos exames de sangue antes da orquiectomia, pois é mais barato pro cliente...
Viu Marcelo, quais são os exames de triagem q vc faz p animais com susp de endocrinopatias?
Pessoal,
ResponderExcluirDesculpem a demora em responder, mas vamos lá...
Esse foi um caso provável de tumor de células de Sertoli (Sertolinoma).. Digo provável porque a proprietária foi somente em uma consulta e não voltou mais... No dia da consulta eu fiz um raspado para descartar demodiciose (deu negativo), mas a suspeita era de somente tumor testicular (tumor de céls de Sertoli), levando a essa alteração dermatológica.. Embora o animal fosse idoso, propus para ela somente a castração e envio do testículo acometido para histopatológico, recomendei hemograma, bioquímica (renal, hepática, glicemia) e ECG pré-cirúrgico.. Mas infelizmente ela não voltou mais.. Esse caso foi atendido em janeiro de 2011, o animal tinha 9 anos e 5 meses na época..
Vamos lá... os tumores de células de Sertoli levam a hiperestrogenismo.. Os animais acometidos tem uma alopecia bilateral simétrica (a simetria da alopecia é bem mais evidente do que em outras endocrinopatias).. Essa alopecia começa na região inguinal e perineal, avançando para o flanco... Em fêmeas pode levar ciclos estrais irregulares e aumento do tamanho da vulva. Em machos pode haver sinais de feminização, atração de outros machos, perda da libido e diminuição da espermatogênese, pode haver ainda um eritema linear prepucial. Pode ocorrer comedo e distúrbio de queratinização.. Infecções secundárias não são comuns... Prurido normalmente é ausente..
Para o diagnóstico tem alguns exames, mas eu optaria somente pela castração (se quiser relatar o caso aí talvez seriam interessantes alguns exames hormonais, mas do ponto de vista clínico acho que não teria necessidade, pois a alteração é visível, o tumor testicular)..
Bom, é mais ou menos isso.. Abaixo farei alguns comentários em cima do que vcs fizeram, irei dar a minha opinião...
- Ana Daniela.. perfeito.. uma coisa que vc falou eu achei que foi essencial.. Primeiro castrar e mandar o testículo para histopatológico.. Aí já mataria a charada...
ResponderExcluir- Jamile... perfeito.. Tumor de céls de Sertoli... coloquei a última foto do testículo de propósito, não iria colocar, mas acabei colocando...
- Shelly... primeiramente continue participando.. é assim que a gente aprende, discutindo caso clínico.. Então, normalmente qdo há tumor em testículo, mais precisamente nas céls de Sertoli, esses podem levar a uma hipersecreção de estrógeno (hiperestrogenismo), levando a essa alopecia.. O excesso de estrógeno leva a atrofia de epiderme e suprime o início da fase de anágeno (fase onde o pelo cresce)!!!
- Asheley: nesse caso em específico não tinha nenhum sinal sistêmico.. A proprietária não me relatou atração por outros machos ou perda da libido, pois o animal vivia sozinho em casa..
- Angelo: o animal não apresentava prurido, tinha comentado isso no início do caso, portanto alergopatia (atopia) não pensaríamos.. A alopecia estava ocorrendo a mais de um ano já, e tinha iniciado em períneo, avançando para flanco e região torácica... Ela não relatava comportamento sexual anormal (animal não tinha contactantes) nem agressividade..
- Lili: não tinha ascite, não apresentava PU/PD.. Não fez viagens a áreas endêmicas de leish.. Raspado eu tinha feito e tinha dado negativo..
- Bruna: o testículo estava com um tumor (tem um maior que o outro).. Eu partiria para a castração primeiro.. Não sei aí com vc, mas aqui ficaria em um valor próximo as dosagens hormonais de T4 e TSH... Quanto às endocrinopatias, acho q hemograma, FA, triglicérides e colesterol são boas pedidas.. mas eu vou muito mais pela suspeita.. Se suspeito de HAC inicio com US abdominal e já faço o teste de supressão a dexa.. Se suspeito de hipotireoidismo já peço T4 livre por diálise e TSH.. Prefiro já fazer um gasto direto do que gastar com exames de triagem antes... Sei lá, minha opinião..
BOM PESSOAL, ENTÃO O DIAGNÓSTICO É PROVAVELMENTE UMA DERMATOSE DE HORMÔNIOS SEXUAIS (UM TUMOR DE CÉLULAS DE SERTOLI LEVANDO A HIPERESTROGENISMO E A ESSAS ALTERAÇÕES CUTÂNEAS)!!!!
Vou colocar agora alguns casos enviados por alguns colegas... Inté mais..
Muito bom teu blog, parabéns!
ResponderExcluirObrigado... Continue participando!!! Abraço...
ExcluirCom exceção do quadro testicular...pensei tb em alopecia X como diferencial, já que não há sinais sistêmicos!
Excluir